No esplêndido auditório do Cine Teatro, um edifício que remonta ao século XVIII na cidade de São José do Barreiro, foi realizado o lançamento da marca turística do Vale Histórico. Este evento contou com a presença do secretário de Turismprefeito Le Braga, o prefeito de Cruzeiro Thales Gabriel, presidente do Consórcio AMVALE, além de prefeitos da região, vereadores, secretários municipais e membros do Comtur.
A cerimônia também marcou a inauguração de três obras significativas, custeadas pelo Governo do Estado por meio do Dadetur, totalizando um investimento superior a 3 milhões de reais. Estas obras incluem o balneário de Água Santa, o portal turístico de apoio ao visitante e a pavimentação de trechos críticos de estrada turística.
Este ano, a Setur-SP reforça seu comprometimento com o desenvolvimento do Vale Histórico e do Vale da Fé, planejando uma presença mais ativa e apoiando a elaboração de um plano regional de desenvolvimento do turismo, entre outras ações.
O Vale Histórico, uma das joias de São Paulo, revela-se como um paraíso entre as serras da Bocaina e da Mantiqueira, entre rios e paisagens deslumbrantes. Sua importância histórica é inegável, oferecendo aos visitantes a oportunidade de se hospedar em hotéis do século XVII, explorar igrejas do século XVIII e conhecer casarões e fazendas que remontam a esse período.
Por essas terras passaram figuras ilustres como D. Pedro I, D. Pedro II e a Princesa Isabel. Contudo, também carregam as marcas tristes de um passado em que seres humanos eram admitidos como escravos. O legado de riqueza do período de ouro do café ainda se faz presente na arquitetura e nos detalhes dessa região única.
O Vale Histórico oferece uma diversidade de experiências turísticas, desde o turismo rural, religioso, gastronômico e histórico até o turismo de natureza, náutico e artesanato. Este lançamento e as iniciativas futuras sinalizam um capítulo promissor na promoção e preservação dessa região exuberante e culturalmente rica.