A Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo reabriram, oficialmente, três Casas de Cultura após obras de conservação, recuperação e melhoramento predial. Serão reabertas a casas de cultura Eugênia da Silva, no Novo Horizonte; Chico Triste, na Vila Tesouro; ambas na região leste; e a Flávio Craveiro, no Dom Pedro 1º, na região sul da cidade.
Foram investidos um total de R$ 1,7 milhão nas obras das três casas. A última grande reforma, nessas casas, aconteceu há cerca de 15 anos. Mais recentemente, em maio, foi entregue a Casa de Cultura Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos, na região sul, após reforma geral onde foram investidos R$ 620 mil. A ampla reforma possibilita melhor atendimento à população, com ações culturais formativas e de difusão.
A reabertura oficial acontecerá em três diferentes horários. Às 9h30, na Casa Eugênia da Silva, com a presença do Grupo Tapera; às 13h30, na Casa Chico Triste, com a Banda do Projeto Guri; e às 19h, na Casa Flávio Craveiro, com a Banda da EMEFI Moacy Benedicto de Souza.
Obras de melhoramento
Na Casa Eugênia da Silva houve a substituição da cobertura por telhas metálicas, com forro de PVC e impermeabilização da parte da laje; adequação da infraestrutura de esgoto e drenagem pluvial; instalação de revestimento porcelanato sobre o contrapiso; execução de piso elevado na área externa, com rampa de acessibilidade; substituição de metais sanitários, sifões, portas de acesso as sanitários e boxes, chuveiros, espelhos e torneiras dos ateliês e copa; substituição das portas laterais, com barras antipânico e portas internas; substituição e automatização das portas de enrolar sobre o palco; adequação e substituição da iluminação predial e distribuição do cabeamento de dados; instalação de novo tablado para dança; pintura completa; e serviços de paisagismo e jardinagem.
Na Casa Chico Triste, foi feita a substituição total da cobertura por telhas metálicas e forro de fibra mineral; substituição de parte do cabeamento do sistema de elétrica danificado; reinstalação de luminárias; pintura completa; instalação de novo tablado para dança, instalação de novos espelhos e serviços de jardinagem e paisagem.
Na região sul, a Casa Flávio Craveiro também teve a substituição total da cobertura e impermeabilização da laje; substituição do piso danificado, por peças de porcelanato; substituição de metais sanitários, sifões, portas de acesso aos sanitários e aos boxes, chuveiros, espelhos, torneiras doas ateliês, da copa e das portas internas; instalação de novo tablado para dança; recuperação do piso da sala de leitura, do palco e do teatro; substituição de luminárias; pintura completa, instalação de novos espelhos na sala de dança, camarim, vestiários e sanitários; serviços de jardinagem e paisagismo.