Foto: Reprodução

Tenente Florentino Zandonadi, herói de Fornovo di Taro, morre aos 102 anos em Taubaté

O tenente Florentino Zandonadi, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e combatente da histórica Batalha de Fornovo di Taro, morreu na noite de sábado (8), aos 102 anos, em Taubaté. Símbolo de coragem e patriotismo, Zandonadi pertenceu ao 6º Regimento de Infantaria, unidade que teve papel central na ofensiva final das tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Nascido em 3 de fevereiro de 1923, em Conceição do Castelo (ES), Zandonadi lutou em batalhas cruciais como Monte Castello, Montese e Fornovo di Taro, esta última considerada a vitória mais emblemática da FEB. Foi em Fornovo, em abril de 1945, que o Exército brasileiro cercou e levou à rendição cerca de 14 mil soldados inimigos, encerrando oficialmente a campanha italiana.

“Estávamos sob bombardeio pesado, sem comida e sem munição. Era o fim da guerra e a prova da resistência brasileira”, lembrava o tenente em uma de suas entrevistas sobre o front.

Após o retorno ao Brasil, Zandonadi dedicou-se à preservação da memória da FEB e dos “pracinhas”, como ficaram conhecidos os soldados brasileiros que lutaram na Europa. Participava com frequência de eventos cívicos e de homenagens militares. Em fevereiro deste ano, ao completar 102 anos, recebeu uma comovente celebração em casa, com a presença da Banda de Música do 6º Batalhão de Infantaria Aeromóvel e de oficiais do Exército.

O 6º Regimento, ao qual Zandonadi pertenceu, foi o primeiro batalhão brasileiro a entrar em combate na Itália, em setembro de 1944, e participou de todas as ações da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária. A rendição em Fornovo di Taro marcou não apenas o fim da guerra para o Brasil, mas também o início de um capítulo de orgulho nacional que ele ajudou a escrever.

O velório do tenente Florentino Zandonadi aconteceu neste domingo (9), em Taubaté. Ele deixa familiares, amigos e admiradores que o reverenciam como um dos últimos heróis vivos de uma geração que levou o nome do Brasil à vitória.

WhatsApp
Facebook
Twitter