Carlos Vilela, candidato a prefeito de Caçapava pela coligação “Aliança para uma Caçapava Melhor” (PSD e PP), recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) contra o indeferimento de sua candidatura pela 29ª Zona Eleitoral. A decisão da juíza local foi questionada pela a defesa de Vilela que apresentou documentos que contestam as alegações e evidenciam que ele já cumpriu o período de inelegibilidade.
Durante o debate da TV Attual e Caçapava On, o candidato Delegado Hugo (PL) tentou afirmar que Vilela estaria inelegível. Em resposta, Vilela mostrou o documento do Tribunal de Justiça (TJ) que confirma que ele já cumpriu integralmente o prazo de inelegibilidade e que cumpre todos os ritos exigidos pela Justiça Eleitoral para continuar em campanha. Essa resposta reforçou sua posição e deixou claro que ele segue dentro da legalidade eleitoral.
O recurso ao TRE-SP também destaca que a juíza responsável pelo indeferimento havia, em 2016, decidido pela inexistência de enriquecimento ilícito no mesmo processo e que, agora, sem novas provas, alterou seu entendimento. Enquanto o TRE-SP avalia o recurso, Vilela segue firme na disputa. Ele aparecerá nas urnas eletrônicas e todos os votos a ele destinados serão considerados válidos até que sejam esgotados todos os recursos na Justiça Eleitoral. A coligação “Aliança para uma Caçapava Melhor” mantém a confiança na confirmação de sua candidatura e na continuidade de sua campanha rumo à prefeitura.